7 de março de 2010

Dicas de limpeza para sua casa



Acabe com as traças!

Corte as folhas frescas de capim limão, ponha-as em saquinhos e espalhe-os em gavetas e armários. Quando ficarem secas e sem cheiro, será hora de trocar o recheio.

Manchas em Tapetes

Para remover manchas em tapetes, use creme de barbear. Faça espuma com o creme, porque a espuma é um bom removedor e age instantaneamente. Lave em seguida com pano úmido e depois seque.

Manchas de suor

Para retirar manchas de suor das roupas, deixe-as de molho em água morna e vinagre. As manchas somem num instante.

Limpando o Banheiro

A maioria dos produtos de limpeza traz mais problemas que benefícios por conter cloro, substância extremamente irritante aos olhos, nariz e pele. Para limpeza geral de banheiros, use escova com bicarbonato de sódio e água quente. Para pias, despeje vinagre e deixe descansar durante a noite, enxaguando pela manhã. Para limpar bacias, aplique uma pasta de borax e suco de limão. Deixe por algumas horas e dê descarga. Ou utilize uma solução forte de vinagre.

Fonte: Greenpeace.

Para Limpar Vidros e Tirar Gordura

Use uma solução de vinagre ou limão diluidos em água.

Para Limpar o Forno

Basta uma solução de água quente com bicarbonato de sódio, que deve ser passada com um pano fino.

Desodorante de Ambiente
Pode ser substituído por uma solução de ervas com vinagre ou suco de limão.

• Além de gastar menos dinheiro, você vai estar evitando produtos responsáveis pelo aumento de doenças respiratórias e alergias.

Limpador para Pisos de Cerâmica

Misture no seu balde de limpeza, aproximadamente 3,5 litros de água com ¾ de xícara de vinagre branco e ½ xícara de amoníaco. Lave o piso como de costume.

Roupas brancas amareladas pelo tempo

Com o tempo as roupas tendem a amarelar e é preciso voltar a alvejá-las. Procure nos supermercados os alvejantes sem cloro. Eles são a base de água oxigenada (peróxido de hidrogênio). Olhe no verso da embalagem (na composição do produto) se está escrito: “peróxido de hidrogênio”, este é o nome químico da água oxigenada. Ele também alveja (branqueia) e não estraga as fibras como os alvejantes com cloro. Você também pode aplicá-lo sobre a maioria das manchas para ajudar a retirá-las. Não use nenhum tipo de alvejante em roupas coloridas, mesmo que na embalagem diga que você pode fazê-lo.

Para reduzir o problema de amarelamento das roupas lave com alvejante sem cloro (com peróxido de hidrogênio, mais conhecido por água oxigenada) em água bem quente. Depois deixe secar ao sol. Repita a operação algumas vezes até clarear bem.


Preparado Para Desencardir Roupas

4 litros de água
1/2 kg de sabão em pó
1kg de bórax ou ácido bórico ( compra-se em farmácias )

Leve a água ao fogo, quando estiver quente, junte o sabão em pó e mexa até dissolver. Acrescente o ácido bórico ou bórax, mexa também até misturar tudo ( Não há necessidade de ferver a água ). Espere esfriar, distribua em garrafas com tampa e guarde.
Quantidade para uso : para o tanque - 1 xícara ( chá ) bem cheia
para a máquina de lavar - 3/4 de xícara ( chá )
* este é um ótimo preparado para se ter em casa, para lavar roupas sujas ou para clareá-las.
* faça um teste, se a roupa for de cor
* serve para qualquer tipo de tecido

Limpando Janelas e Espelhos

Para limpeza de rotina, use três colheres de vinagre diluídas em 11 litros de água quente. Se o vidro estiver muito sujo, primeiro limpe-o com água e sabão. Para secar superfícies, utilize tecido de algodão reutilizado ou jornais velhos.

Fonte: www.essencialsites.com.br

Um comentário:

  1. Olá

    Adorei as dicas.
    Algumas não sabia. Obrigada pela partilha.

    Bjs.

    ResponderExcluir

Grata pela visita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...