17 de janeiro de 2010

Brasileiro que enganou Hitler - Jogos Olímpicos de 1936




Em agosto de 1936, Adolf Hitler mostrava sua força ao mundo e recebia 3.963 atletas de 49 países no Estádio Olímpico de Berlim, para a disputa dos Jogos da Alemanha. O Brasil não alcançou o objetivo de trazer medalhas, mas conseguiu extrair do regime nazista importantes informações.

Infiltrado entre os 94 atletas da delegação verde e amarela (entre eles, Maria Lenk e João Havelange), o então Tenente Roberto de Pessôa, de apenas 26 anos, foi enviado pelo Exército Brasileiro para uma missão secreta. Pessôa usou o disfarce de profissional da comissão técnica para chegar à Alemanha e tentar descobrir os segredos da metodologia da educação física e mental dos soldados nazistas - conhecidos pela disciplina, autoconfiança e resistência.

O então Tenente Roberto de Pessôa, com a camisa do Brasil, posa para foto com soldados alemães - Meu pai foi à Alemanha em 1936 após ter concluído o curso de Educação Física. A missão principal era trazer ensinamentos da metodologia alemã, que estava em um nível de desenvolvimento avançado. Todas as técnicas de treinamento que produziam atletas de alto nível na época foram absorvidas de uma forma geral e ele teve a oportunidade de transmitir isso no Brasil quando assumiu a cátedra de metodologia da Universidade do Brasil. Os ensinamentos são usados no Exército e nas escolas até hoje - contou o coronel Pessoa, filho de Roberto de Pessôa.

O tenente brasileiro cursou a Academia de Esportes do Terceiro Reich e teve sucesso em sua missão. Voltou ao Brasil e ajudou a desenvolver as práticas de educação física aplicadas até hoje nas Forças Armadas e nas escolas.

Setenta e quatro anos depois do episódio, Roberto de Pessôa é General reformado e está prestes a completar cem anos em fevereiro.





Reportagem completa, clique: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Esporte_Espetacular/0,,16321,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pela visita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...