Há poucos dias estive à procura por blogs de diversos assuntos, quando me deparei com um que alerta sobre a Hepatite C.
http://www.animando-c.com.br/
"Apesar da gravidade da doença, a maior parte das pessoas infectadas com hepatite C não apresenta sintoma algum. Por isso, ela é chamada de "assassina silenciosa". O fígado vai sendo prejudicado aos poucos, o que pode levar anos, ou até décadas. Eu levei 20 anos para descobrir que estava infectada. E minha história não é uma exceção."
Conforme demonstra os dados da OMS, poucos sabem que estão com a doença e, como explica Ana, a maior parte dos infectados não apresenta sintoma algum ao portá-la. Mantém-se essa somatória por um longo tempo até que, enfim, se manifeste algum sintoma, ou um eventual exame de sangue o revele.
Desta última oração abordo o segundo motivo: a não realização de um exame laboratorial periódico. Expressão atípica, mas procedimento simples: um exame de sangue anti-HCV, como aqueles que são feitos ao doar sangue.
Repetindo: cerca de 3,8 milhões de brasileiros desconhecem que estão infectados. Isso pode incluir vocês e eu!
Mas, afinal, como se contrai o vírus da hepatite C?
Dando uma nova e breve pesquisada, encontrei no próprio Animando-C a explicação de como uma pessoa pode pegá-la. Basicamente, ocorre ao contato com o sangue infectado. Exemplos cotidianos incluem aqueles "pauzinhos" de tirar excesso de esmalte nas manicures, agulhas de tatuagem, vacinas de pistola, injeções de vidro, endoscopias e hemodiálises.
"Se a maior parte da população parece desconhecer esse alerta, vamos usar nossos blogs para fazê-lo? Quanto antes descoberta a doença, maiores as chances de cura. Incentivemos então nossos leitores a fazerem o teste de hepatite C e conversarem sobre isso com seus familiares."
Pois muito bem! Façamos desta campanha um potencial difusor que pode salvar milhares de vidas. Posso contar com a ajuda de vocês, leitores? Falem, tuítem, postem, escrevam; transmitam!
Abraços, e até a próxima!
visite: http://www.animando-c.com.br/
Obrigada por você ter juntado-se a nós nesse alerta da hepatite C.
ResponderExcluirA desinformação impede que as pessoas tenham o diagnóstico precoce e, consequentemente, chances de cura.
Obrigada por utilizar seu blog para dar a elas essa chance!
Faça mesmo o exame e incentive seus familiares a fazerem o mesmo. Votos que dê negativo!
Abraço,
Flor